02 outubro 2011

Portugal campeão da Europa de Surf


A Selecção Nacional liderada por José Braga conquistou o título colectivo e os títulos individuais de surf masters, bodyboard feminino e bodyboard open nos Europeus que terminaram hoje em Bundoran, Irlanda

Portugal conquistou hoje, em Bundoran, Irlanda, o quarto título europeu de surf, com Paulo Rodrigues ("do Bairro") a conquistar o título europeu de surf masters, Manuel Centeno a sagrar-se campeão europeu de bodyboard e Catarina Sousa a triunfar em bodyboard feminino. A ajudar às contas de Portugal, João Guedes foi vice-campeão europeu de surf open e Carina Duarte vice-campeã de surf feminino.
"Foi a vitória da união", assumiu o seleccionador José Braga, ilustrando o triunfo do colectivo no trabalho de Hugo Pinheiro, que na final com Manuel Centeno (atleta AON) sacrificou-se na marcação ao espanhol Guillermo Cobo para que o colega conseguisse apanhar a onda com que passou de segundo para primeiro, dando preciosos 1000 pontos a Portugal: "Foi a equipa que fez a diferença. Foi a vitória da união e da energia positiva deste grupo de trabalho. Dedico este título a Hugo Pinheiro que abdicou de tentar um melhor resultado para que o Manel pudesse vencer e dar os pontos à equipa. Um gesto de um grande atleta e um grande homem."
Manuel Centeno, emocionado, foi o primeiro a citar o nome do camarada de muitas campanhas: "Não poderia ter virado o heat sem a ajuda do Pinheiro. Não tenho palavras para o descrever. Esta vitória é também dele."

Catarina Sousa, campeã de bodyboard feminino extravazou as emoções: "Foi um heat renhido até ao fim. Saí da água exausta mas estou feliz porque ajudei Portugal a ser campeão."

Guilherme Bastos, presidente da Federação Portuguesa de Surf congratulou-se com mais um feito histórico do surf português: "Este é o terceiro título em 6 anos. Fizemos aqui História e sinto-me honrado e feliz por nos 6 anos que estou à frente da Federação ter celebrado estas vitórias. Isto é o reflexo do trabalho, humildade e rendimento dos atletas, treinadores, dirigentes e todos aqueles que ajudam a levar o nome do nosso país ao mais alto nível."
Outros resultados das finalíssimas: David Raimundo foi 4º em surf sénior e Hugo Pinheiro em 3º no bodyboard open.

Nenhum comentário: