13 outubro 2011

AON TITAN INVITATIONAL - final

O AON TITAN INVITATIONAL terminou hoje em Leça da Palmeira, encerrando assim a janela de espera, que se iniciou no passado mês de Setembro.

Os atletas convidados compareceram muito motivados ao check in, ficando este marcado pela notícia da ausência de Manuel Centeno e Rui Ferreira. Manuel,


a recuperar de uma lesão, viu-se impedido de competir, não deixando porém de prestar a sua colaboração com a organização da prova ao longo dos dias do campeonato.

A competição teve início no passado Domingo, dia 9, mas com a descida do swell, a organização viu-se obrigada a interromper a prova no final do Round 1. Neste dia as melhores prestações ficaram a cargo de Diogo Oliveira, e António Dias, que além de vencerem as suas baterias, conseguiram também as ondas melhor pontuadas desta ronda. Destaque ainda para Gustavo Neves e Ricardo “China” Costa, ambos vencedores das respectivas baterias.

O Round 2 arrancou no dia 11, com ondas de 1,5 metros, com esquerdas triangulares perfeitas, que tão bem caracterizam o pico do paredão de Leça da Palmeira. Os vencedores do round 2 foram António Cruz, Pedro Bettencourt, Gustavo Carvalho e Nelson Oliveira, que acabaram por se redimir das fracas prestações do round anterior.

O LeaderBoard acabou no entanto por ser vencido por Ricardo Costa, seguido de Nuno Azevedo e Bernardo Machado, que acabaram por beneficiar de duas rondas com prestações consistentes. Os restantes lugares foram decididos no desempate da melhor onda, existindo 7 atletas para apenas 5 lugares disponíveis no Top8 que dava acesso as semi-finais.

Na primeira semi-final Nelson Oliveira efectuou a melhor manobra de todo o campeonato, um back-flip gigante merecedor da nota mais alta da prova. Em segundo ficou Pedro Bettencourt, que relegou António Dias e Ricardo Costa para a terceira e quarta posição, respectivamente. A segunda semi-final foi vencida por Diogo Oliveira, deixando em segundo lugar o atleta revelação: Bernardo Machado, este com apenas 17 anos e a competir no meio de atletas bem mais experientes, aplicou um surf progressivo, reservando assim um lugar nos quatro finalistas. António Cruz terminou em terceiro e Nuno Azevedo, com pouca sorte na escolha de ondas, a somar a um acidente na cara, resultado de um rolo arriscado num dos maiores close-outs do dia.

A final foi muito disputada, mas foi Pedro Bettencourt a levar a melhor. O atleta local do pico do paredão, iniciou a final com um tubo merecedor de um score superior a 9 pontos, conseguindo manter a liderança até ao final da bateria, em segundo lugar ficou Nelson Oliveira, Bernardo Machado em terceiro e Diogo Oliveira em quarto.

A organização do AON TITAN INVITATIONAL agradece a todos os convidados pela excelente prestação de surf, assim como ao painel de juízes e staff técnico, pela incrível disponibilidade e competência com que atenderam ao convite. Uma menção especial para os apoios e patrocínios: BSD Bodyboards, WaimeaSurfShop, Playground, Dre’s SurfShop, Linha de Onda, VertMag, SenNoSen, Deeply, RidedaBoogie e Lightning Bolt.

Muito em breve serão lançados os video-podcasts com toda a acção destes dias.

Nenhum comentário: