16 março 2009

Resultados da 1ª etapa do Circuito Deeply | AON



O Circuito Deeply | AON arrancou como se esperava, da melhor forma possível. A Associação Onda do Norte, a única no concelho de Matosinhos dedicada neste momento exclusivamente ao Bodyboard reuniu um total de 82 inscritos, nas categorias Open, Sub-18, Sub-16, Sub-14, Feminino e Masters, que vieram dos mais variados pontos do pais, revelando o êxito da prova e o nível de Bodyboard que existiu dentro de àgua.
No primeiro dia de prova o tamanho das ondas rondava o metro com sets de metro e meio, algum vento a partir da tarde, e bastante sol. Já no segundo dia o mar deu uma subida e o cenário passou a ser ondas de metro e meio com power, muito sol e vento off-shore.



Na categoria Open, o nível alto, em mais de 10 heats a pontuação das duas melhores ondas foi superior a 13,5 pontos. Na final, nos últimos 10 segundos, Manuel Centeno, garantiu com um invert, a vitória nesta primeira etapa com 15 pontos na soma das duas melhores ondas. Em 2º ficou Tiago Silva (14 pontos) que esteve em primeiro na final quase toda. Em 3º António Cruz (11,34 pontos) não desiludiu e mostrou-se um dos mais consistentes em prova. Em 4º ficou André Silva que em todos os heats mostrou um surf power com manobras fortes e limpas.
Nos Sub-18, João Paciência (8,50 pontos) ganhou e apresentou um surf radical ao longo de toda a prova. Em 2º lugar, e muito perto da vitória, ficou Rodrigo Almeida (8,36 pontos), também de Leça da Palmeira. Este atleta mostrou uma boa maturidade competitiva e um bom surf. Em 3º ficou Filipe Campos, um atleta da Póvoa que esteve em bom plano tanto nos Sub-18 como na categoria Open. O António Lopes ficou em 4º mas mostrou um surf, tanto em Sub-18 como em Open, que está ao nível do seu extenso curriculum.
Nos Sub-16, João Leite apresentou-se forte e determinado, levando para casa o 1º lugar. Paulo Carvalho, Luis Pereira e Bernardo Machado ficaram respectivamente em 2º, 3º e 4º lugar.
Nos Sub-14, José Canudas venceu, deixando para trás Filipe Maçães em 2º, Henrique Petiz em 3º e Luís Pereira em 4º.
Na catergoria Feminino Gabi Moreira ganhou com bastante à vontade. Benedita Matalonga arrecadou o 2º lugar, Marta Moreira em 3º e Joana Nogueira em 4º. De salientar o esforço destas jovens atletas que apesar das condições pesadas de prova mostraram bastante dedicação e coragem.
Por último, na categoria Master, José Silva utilizou a sua experiência e a excelente condição física para vencer a primeira etapa. José Paula, Manuel Silva e Camilo Rebelo ficaram respectivamente em 2º, 3º e 4º lugar.



Os Prémios Vert foram atribuídos a Tiago Silva com a melhor onda, a Diogo Lamares com o melhor aéreo, a José Canudas como melhor rookie e a Gabi Moreira com o melhor score feminino.



De salientar o facto de neste campeonato terem participado 4 dos 8 atletas que integraram a última selecção nacional de Bodyboard ( Manuel Centeno, Tiago Silva, António Cruz e António Lopes).
A próxima etapa vai decorrer nos dias 23 e 24 de Maio. Estejam atentos a mais notícias em ondadonorte.blogspot.com.

Este circuito conta com os apoios de: Deeply, linhadeonda.pt, Waimea Surf Shop, Playground Surf Shop, Picaba Café, Vert Magazine, laud.com.pt, Câmara Municipal de Matosinhos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a toda a organização, em especial ao Nuno. Foi um bom campeonato, com boas ondas, bom julgamento e alto ambiente na praia. Venham mais como este!!!!
Abraço Pi

Anônimo disse...

grande fatus (andre silva)para quem não sabe.... pois é bro partiste tudo no campeonato boas manobras,muito power, alias como todos os outros atletas da AON..Continuem assim...Um grande abraço Filipe.

Anônimo disse...

boa onda a vossa. espero que continuem.
Talvez alargar o campeonato à Póvoa e Mindelo fosse uma boa ideia. É perto e variavam as ondas,para além de ser praia cheia e good vibe garantida.continuem com o bodyboard em alta.
fiquem bem Estebaínha